Diário de viagem: Bom Jesus da Lapa-BA

domingo, 31 de maio de 2015

Olá mundo,

hoje, vim mostrar a vocês a minha viagem até um lugar muito especial, chamado Bom Jesus da Lapa. É um município do estado da Bahia, com 66.192 habitantes. Tem um morro em estilo gótico e várias grutas, com um clima muito diferente de todos os lugares que já frequentei

É um lugar bastante religioso, tem a terceira maior romaria do Brasil, tendo um santuário de noventa metros de altura, recortado em galerias e grutas.



Contam que há mais de trezentos anos, Francisco de Mendonça Mar travessou o sertão da Bahia, caminhou cerca de duzentas léguas, até que uma tarde, depois de vários meses de incessante caminhada, avistou um morro. Lá dentro encontrou uma prodigiosa cavidade, tão proporcional a Cruz que levava, que ali a colocou. Era exatamente isso, que procurava! Um perfeito Monte Calvário.
Á margem do Rio São Francisco, que infelizmente não é mais como antigamente,começou uma  vida  de  eremita,  na  solidão  e oração, venerando o Senhor Bom Jesus, que morreu na cruz.


Daí começou o movimento. Levas intermináveis de aventureiros, que subiam o Rio São Francisco, fazendo pouso nesta Lapa, para rezar, fazer promessas, dar graças a Deus perantes a imagens do Bom Jesus e de Nossa Senhora da Soledade, colocadas pelo Monge num altar da capela-mor da Gruta. Francisco mostrava a imagem do Bom Jesus pregado na cruz para todos aqueles que curava, dizendo-lhes que foi o Bom Jesus quem fez aquela cura e ainda deseja curar dentro de nós todos os males que prejudicam nossa pessoa e a do nosso próximo, e é por isso que, várias pessoas fazem promessas, colocando alguma imagem, deixando algo lá na gruta, e voltando quando seu pedido é concretizado.

É um lugar bem semelhante ao interior, o clima é diferente, faz bastante calor, então, só roupas levinhas na mala, protetor solar e óculos de sol.

Tem ruas com vários restaurantes, pizzarias, lojinhas com preços super acessíveis, feiras bem legais. Vale muito a pena conhecer Bom Jesus, apesar das 12 horas de viagem que enfrentei de carro, de Salvador até chegar lá. Foi cansativo, porém valeu muito a pena conhecer uma outra cidade, outra cultura.

A cidade  tem diversos pontos turísticos, anota aí:

Passeio turístico de lancha pelo rio São Francisco,onde se pode descer e saborear um delicioso peixe, com uma vista deslumbrante e panorâmica do Rio. Também se pode tomar um banho às margens do rio.

Gruta do Bom Jesus e a de Nsª. da Soledade e demais grutas que se encontram entranhadas no morro.

Subir o morro da Lapa. Entretanto, há dois caminhos.Mas, é aconselhável a pessoas que tem boas condições físicas, pois o caminho do morro é extenso e um pouco cansativo devido às pedras irregulares e lisas.

Praça Marechal Deodoro da Fonseca. Sua programação noturna é muito animada, principalmente no período de romaria que compreende de julho à setembro. Há muitos restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, parque de diversão, barraquinhas que vendem diversos tipos de coisas e geralmente são realizados shows.

Assistir ao pôr do sol, proporciona uma bonita vista da natureza e da bênção Divina.

Então é isso, espero que tenham gostado. Fiquem com algumas das milhares fotos que tirei lá.






Beijinhos

4 comentários

 

@milhascarol

SnapWidget · Free Widget
Layout Por : Mia Creations | All Rights Reserved.